Cristãos, por que o medo do PL122?

Desde o mês passado a “discussão” ficou mais forte nas redes sociais, ruas, escolas, igrejas e etc. sobre o projeto de lei que torna crime a homofobia, que é a discriminação contra homoafetivos.

Como cristão-católico que sou, o que mais me assusta (e assusta mesmo!) é o repúdio exacerbado, exagerado mesmo dos cristãos em geral, uma demonização, salvo alguns poucos, contra esse projeto de lei.

A maioria absoluta sequer leu o projeto. O argumento que mais ouço é que “querem calar a palavra de Deus”. Mas, por favor, se alguém tiver algum argumento que fundamente essa frase aí, me fala e discutiremos racionalmente. Com toda humildade do mundo, juro.

Essa noite, no twitter, o amado padre Roger Luis, que há muito tempo não vejo, retuitou uma mensagem do pastor Silas Malafaia. O texto é: “Amanha uma Comissão ja começa a votar em caráter de urgência o PL 122. Vamos enviar mtos emails repudiando a aprovação p/ os senadores.”

Nisso, eu respondi ao padre questionando o motivo do repúdio. Enfim, tá no meu twitter (@lucasmourao_) e no do padre também. Só falei disso pra entenderem o motivo do texto, desse questionamento e aparente medo dos cristãos a esse projeto.

Vamos aos fatos:

O projeto torna crime a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero – equiparando esta situação à discriminação de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, sexo e gênero, ficando o autor do crime sujeito a pena, reclusão e multa. Na prática vai ser tão crime como o racismo, por exemplo.

O projeto já foi aprovado na Câmara e está no Senado, onde setores conservadores do Senado e da sociedade tentam obstruir que a parada vá pra frente. Faço de novo a pergunta: POR QUÊ?

Os medos “cristãos” são:

1)      Homossexualidade é pecado.

2)      Vão nos prender quando não deixarmos que eles casem na igreja de véu e grinalda (hauahuahuahu).

3)      Vai ser crime dizer que a prática homossexual é pecado, isso seria rasgar uma página da Bíblia.

4)       Essa lei é imoral.

As respostas (lembrem-se de que sou cristão e católico):

1)      Sim, pela fé cristã é pecado. Isso a lei não pode mudar. E nem quer.

2)      Foi o argumento mais bizarro que eu tive o desprazer de ouvir. As religiões são livres e tem costumes (que também servem como regras sociais) seculares, milenares (no caso de algumas religiões). Obrigar que um padre celebre um matrimônio gay é material e formalmente impossível, além de ferir a Lei Maior (CF88) ao passo que feriria a liberdade religiosa. Do mesmo jeito que uma igreja evangélica não batiza um bebê.

3)      Mesma coisa. O direito fundamental à liberdade religiosa prevalece.

4)      Me poupe, né?!

Aí você, meu caro telispéqui, se e me pergunta: “pra que essa bendita Lei, pra que serviria?”
Vamo lá:

19,1 milhões de brasileiros são gays e continuam a sofrer discriminação (assassinatos, violência física, agressão verbal, discriminação na seleção para emprego e no próprio local de trabalho, escola, entre outras), e os agressores continuam impunes;

Por estarmos todos nós, seres humanos, inseridos numa dinâmica social em que existem laços afetivos, de parentesco, profissionais etc., essa discriminação extrapola suas vítimas diretas, agredindo também seus familiares, entes queridos, colegas de trabalho e, no limite, a sociedade como um todo;

O projeto está em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário: “Artigo 7°: Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei. Todos têm direito a proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação”

Não é a primeira vez, irmãozinhos, que a Bíblia e o cristianismo são invocados como fundamento discriminatório. Acredito, inclusive, que a maioria esmagadora dos cristãos que é contra a repressão à homofobia, o faz de boa-fé, com a convicção veemente de que estão certos. Mas é muitíssimo importante que percebamos que não se quer “despecalizar” a homossexualidade, porque isso é atributo de cada religião, o que se quer é fazer com que seja proibida e criminalizada a discriminação dos gays, a homofobia. E eu, como cristão-católico, não vejo nada mais condizente com minha fé do que isso: repúdio à discriminação. Maaas, convido todos à discussão aberta, sem máscaras e pré-conceitos. “A convicção é mais inimiga da verdade do que a mentira.”

Eu disse que não é a primeira vez que a Palavra de Deus é invocada pra legitimar covardias por causa da História mundial escravocrata. Sim! A escravidão era fundamentada por cristãos através da Bíblia! “Se comprares um servo hebreu; seis anos servirá, mas ao sétimo sairá forro, de graça” Êxodo 21:2

Um dia, a Monarquia absolutista, a escravidão, a fogueira e muitas outras coisas que envergonham a História da humanidade, teve o apoio da convicta Igreja, que garantia que todos esses episódios eram razoáveis.

Precisamos ser humildes e saber que, embora a prática da homossexualidade seja pecado, isso não justifica a legitimação da discriminação contra esses nossos irmãos. Deus ama os homossexuais e não quer que eles sofram discriminação, nem violência, nem nada do tipo por sua orientação sexual. E sabe o que o Projeto de Lei quer evitar? Exatamente isso.

Leiam aqui o Projeto de Lei 122. Sou católico e apóio a PLC 122.

ps: meu consolo é que o Frei Betto tá do meu lado: http://twitter.com/#!/freibetto/status/68776454242058240 HAHAHAHA.

Até mais,

LucasM.

Sobre LucasM.

lucas mourão é estudante de Direito na Uerj, membro da comunidade Trindade Santa, militante do PSOL e apaixonado por samba e Flamengo.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

20 respostas para Cristãos, por que o medo do PL122?

  1. Lara Goulart disse:

    Excelente texto, Mourão!!
    Muito bem argumentado e convincente. Tenho algumas opiniões não tão formadas quanto as suas, mas esse comparativo já clareou algumas coisas pra mim, rs.

    E você nasceu pro Direito. Beijo!!

    • LucasM. disse:

      Nasci pro Direito? hauahuahuah. Louvado seja Deus por eu ter escolhido certo, então!

      • Ivo Câmara disse:

        Boa tarde, divulgaram esse link em uma comunidade e eu resolvi comentar, olha eu sou cristão e não tenho nada contra o casamento gay, só acho que a adoção já é demais né?
        Ouvi de um professor que a adoção tem sim que ser regularizada pq é melhor a criança ter uma familia homoafetiva do que ficar no orfanato, mais vamos aos fatos não estamos falando do Brasil onde existem milhares de casais querendo a adotar uma criança e não conseguem por burocracia? Penso eu que se liberar essa adoção os homossexuais teriam uma certa preferencia porque caso não conseguissem iam alegar que foi por preconceito, acho também que a criança adotada teria uma grande chance de ser homossexual, temos que lembrar que o natural não é o homossexualismo e sim a pessoa ser hetero.
        Agora quando se fala apenas de casamento acho que cada um tem o direito de fazer o que quiser, desde que envolva apenas sua vida, mais não podemos envolver crianças como simbolo de igualdade pq apesar de merecem respeito não são iguais, tanto é que na relação homossexual não há reprodução.
        Um forte abraço, parabéns pelo post

      • LucasM. disse:

        Adoção é uma discussão à parte. Mesmo assim eu comento: já existem muitos ‘casais’ gays que adotaram crianças, na clandestinidade claro e não é muito diferente de um casal hetero. Existem mães solteiras, pais solteiros, irmãos morando sozinhos, dois caras criando uma criança… É pra se pensar.

        Abç e obrigado

    • Suellen disse:

      Com assim teria chance de ser homossexual? uma coisa não tem nada a ver com a outra, já que a maioria dos homossexuais tem pais heteros

      • LucasM. disse:

        né? tbm acho.

      • Luciana Ferreira disse:

        Sou católica, devota de Nossa Senhora e vou à missa todos os domingos. Apóio o casamento o gay e o direito à adoção. Uma família não é formada pelo sexo das pessoas, mas pelo seu caráter, seu amor e união. Defendo que casais gays tenham exatamente os mesmos direitos que casais heterossexuais, só não aprovo o fato de jogarem toda a responsabilidade do preconceito nos cristãos, porque tem muita gente que nem religião tem e é preconceituosa, muitas vezes ao extremo.

  2. Isabella Fernandes disse:

    Ao Ivo Câmara: O tema discutido aqui não é a aprovação do casamento gay, e muito menos a adoção de crianças por eles, e sim a Lei que determina ser crime qualquer ofensa, demonstração de ódio, violência física e verbal e enfim.. a homofobia. Tô aqui na torcida pra Lei ser aprovada, porque, COMO CRISTÃ, acho que deve haver respeito e igualdade entre as pessoas.

  3. Jéssica disse:

    Se pela constituição qualquer tipo de preconceito é crime, pra quê uma lei específica para homossexuais?

    • LucasM. disse:

      Já respondi isso no texto.

      Mas é simples: a CF proíbe qualquer tipo de discriminação, mas essa proibição não criminaliza. A CF dá espaço ao legilagor ordinário para tornar crime as discriminações extremas, como no caso dos homoafetivos; que sofrem sucessivas violências físicas, morais, em todos os níveis sociais, pela sua condição de homoafetivo. É só fazer associação ao crime de racismo que dá pra entender.

      A igualdade se dá exatamente no tratamento desigual no qual os desiguais precisam ser tratados para se igualarem. Um grupo de pessoas que sofre violência de todos os tipos, como eu falei, por serem diferentes da maioria em sua orientação/opção sexual, precisam ser tratados com atenção especial, com diferença pela lei, para que a igualdade material se consuma.

      Formalmente gays e heteros são iguais em todas as situações. Mas na prática vc e eu sabemos que isso tá longe de acontecer, e é isso que justifica a criminalização: a desigualdade material entre homos e heteros.

      Um beijo, Jéssica!

      E que honra vc aqui, rs.

      LucasM.

  4. Jean Carlos Gorges disse:

    Nossa, excelente texto… daqui alguns anos vão nos proibir de comprar pão e leite… me revolto, sou da area das humanas e justamente por lidar com isso, não consigo engolir o que possam fazer isso comigo ou com qualquer amigo meu… cara vc tem que ser advogado!

  5. Fernanda disse:

    Me desculpa, mas como cristão você está longe. A Igreja Católica não é contra o homossexual, mas é contra o ato dele. A Igreja não discrimina, nem julga quem o é, ela apenas os acolhe e tenta colocar no coração deles, que o sentimento não é errado, mas os atos sim, que isso não vem de Deus. Me desculpa, mas acho que você não convive com gays pra você falar isso. Tenho muitos amigos gays, a maioria é infeliz. Sabe por quê? Porque, por mais que eles encontrem o amor da vida deles, eles não conseguem suprir aquele carinho que só uma mulher pode passar pra eles (isso vale para as lésbicas também). Deus na bíblia fala que que criou o homem e a mulher para serem uma só carne, a Criação é maravilhosa, só conseguiremos nos sentir completos afetivamente com o sexo oposto. É a lei da natureza. A Igreja é contra essa lei, pelo fato de incentivar as pessoas a irem por esse caminho. Não é a toa que muitos adolescentes e jovens, que NÃO SÃO GAYS, tem relacionamentos com pessoas do mesmo sexo, apenas pelo fato de “Estar na moda”, é isso que a Igreja tema. Então não fale coisas sem saber. Ler e reler o artigo é uma coisa, ter fundamentos pra discutir é outra bem diferente. Até acho que você está apenas querendo aparecer. Ah, e sobre os os atos que envergonham a História da Humanidade e que a Igreja apoiou, ela tinha bases bem consistentes para concordar com esse atos, então LEI PRIMEIRO A HISTÓRIA DA IGREJA PR NÃO FALAR ASNEIRA, POR FAVOR TE PEÇO. Vou terminando por aqui, porque senão eu não parar de escrever hoje. E além do mais, vou procurar alguém mais entendido do assunto da HISTÓRIA DA HUMANIDADE pra discutir. Porque você está deixando a desejar! Abraços e que DEUS te ABENÇÕE!

    • LucasM. disse:

      Me parece que você tentou rebater os meus argumentos, mas não mencionou nenhum deles. Aliás, acho que vc já leu o texto com a ideia de: “não vou concordar, seja lá o que for.”

      Você diz, também, que a Igreja é contra o projeto. Mas é? Sério, não sei/sabia que a Igreja tem posição oficial definida sobre o PLC122. Pode me mandar alguma fonte?

      Você falou que a Igreja “tinha bases bem consistentes” para apoiar os “atos que envergonharam a História da Humanidade”.
      Eu entendo que os tempos eram outros, que a racionalidade ainda era subestimada e tudo isso. Até por isso a Igreja já foi perdoada, mas isso tudo nos serve como uma lição importante: A Igreja (ou quem a comanda, que seja) erra, às vezes. Reconhecer isso é humildade e muito razoável. Exatamente por isso o debate, seja sobre qual assunto for, tem que ser aberto, franco, sem hipocrisias. Como deveria ter sido feito à época em que apoiamos a escravidão, por exemplo, (me incluo enquanto membro da Igreja) com essa mesma convicção com a qual você fala.

      Agora, sobre esse papinho de que eu não conheço a História da Humanidade nem a da Igreja, de que eu não sou católico e etc., eu não vou responder por motivos óbvios.

      Um abraço, até logo.

      LucasM.

  6. Fernanda disse:

    Ah esqueci uma coisa, pare de imitar as piadas e gírias de outras pessoas ou programas. É tão cansativo, você não tem idéia de como. É sinal de que voçê não tem criatividade, mas pelo que eu saiba, um bom advogado tem que ser muito criativo, não é? Ou estou enganada?

  7. Jéssica disse:

    Eu faria muitas observações sobre os comentários que li aqui e suas respostas. Mas vou me limitar a dizer o seguinte…
    Para ser Católico não precisamos acolher de olhos fechados tudo o que a Igreja nos diz, se é que me entende. Deus nos fez racionais para pensar, questionar e ter opinião sobre o assunto. Quem era contra a Inquisição então não era Cristão? Não podia ser considerado Católico só por ser contra? Pois bem. Não digo que temos que ser sempre opostos ou sempre a favor, apenas que nos aprofundemos nos assuntos para não sermos só números em estatísticas.
    Eu acho que todo tipo de preconceito deve ser crime. Mas não sou contra ter uma lei específica pra negros, homossexuais, etc. Se é necessário, tudo bem.
    O estado é laico.
    Eu discordo (totalmente) do homossexualismo, mas conheço gays e me dou bem com eles. O que quero é poder dizer que sou contra, poder ouvir os padres/pastores dizerem que são contra sem que o preconceito se volte para nós por sermos contra.
    Quem agride uma mulher merece ser punido, quem agride uma criança deve ser punido, quem agride um heterossexual tem que ser punido, então logicamente quem agride homossexuais também. Eles são tão humanos quanto nós.

    • LucasM. disse:

      É esse o fio da meada: Mulheres, gays e negros sofrem muito preconceito, violência, agressões verbais, humilhações… tudo por serem como são: mulheres, gays ou negros. Eu nunca vi um hetero ser espancado por ser hetero. Mas sei de vários casos de espancamento até à morte de gays por serem gays. E são nesses casos de discriminação que o legislativo deve agir e felizmente (quase incrivelmente) tem agido: Lei Maria da Penha, Lei Contra o racismo e agora a questionada 122.

      Veja, mesmo com a Lei Maria da Penha, a Igreja e as igrejas ainda podem pregar a submissão da esposa ao esposo e não não e nem serão punidas por isso.

      Se um padre falar: “os gays são sujos, imundos, abomináveis, aberração da natureza.” Por**, um cara desses deveria ser punido sim! Deve ser caso a caso. Seja padre, pastor, macumbeiro, espírita, leigo, ateu, pro Estado e pra Lei isso não interessa. Graças a Deus. Mas como a o projeto tá sendo postergado pelo Congresso, fica difícil começar a discussão de fato.

      Obrigado Jé. Concordo em tudo com vc.

  8. pl122 disse:

    Página na internet para mostrar nossa posição em relação ao Projeto de Lei 122/2006 que define crimes de preconceito contra homossexuais e expor aos brasileiros que essa lei é inconstitucional.

Deixe um comentário